Luto

Morre Cynara, do Quarteto em Cy, aos 78 anos no Rio

Cantora estava internada no Hospital Prontocor, na Tijuca

Quarteto fez muito sucesso nos anos 1960
Quarteto fez muito sucesso nos anos 1960 |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

A cantora Cynara, uma das integrantes do grupo vocal Quarteto em Cy, faleceu nesta terça-feira (11) no Hospital Prontocor, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, aos 78 anos, em decorrência de insuficiência respiratória.

Formado em 1964 pelas irmãs Cyva, Cylene, Cybele e Cynara, o Quarteto em Cy é um dos grupos musicais mais importantes da história da música brasileira, sendo um dos responsáveis por difundir a Bossa Nova e a MPB pelo país e pelo mundo.

A cantora havia sido internada para uma cirurgia de fratura no fêmur na semana passada e, durante a recuperação, apresentou complicações em seu quadro de saúde, incluindo pneumonia. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório.

O Quarteto em Cy emitiu uma nota de pesar, destacando a importância da artista em sua história e expressando a tristeza pela perda.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Quarteto em Cy (@quartetoemcy)

“É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje, dia 11/4/23, terça-feira, pela manhã”, informou um trecho da nota, que lembrou também da carreira e da vida de Cynara. 

“Foi uma jornada musical incrível, muitos projetos, principalmente, pela família, que foi algo sagrado pra ela. Cynara deixa três filhos, João, Irene e Francisco, quatro netos (Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius) e duas irmãs em Cy (Cyva e Cilene). Muito obrigado pelo carinho", dizia outra parte da nota. 

A nota cita ainda um trecho da canção Sabiá, de Chico Buarque: "Vou voltar, sei que ainda vou voltar, para o meu lugar", destacou. 

Carreira

As lendárias baianas, que nasceram em Ibirataia, tiveram a coragem de deixar sua cidade natal ainda jovens para realizar seus sonhos musicais no Rio de Janeiro. 

Com o apoio do cantor e compositor Vinicius de Moraes, as “baianinhas” começaram a interpretar grandes compositores nacionais, como Tom Jobim, Chico Buarque e Edu Lobo. Eles se tornaram sucessos de público e crítica e ajudaram a difundir a Bossa Nova e a MPB pelo Brasil e pelo mundo.

Em 1968, Cynara e Cybele apresentaram uma performance marcante no Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho, interpretando “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque. A canção se tornou um dos maiores clássicos da música brasileira.

Cynara de Sá Leite Faria, a cantora, arranjadora e compositora que fez parte do Quarteto em Cy por tantos anos, faleceu nesta terça-feira (11) aos 78 anos, no Hospital Prontocor, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Recentemente, ela havia utilizado as redes sociais para relembrar o início de sua carreira. Sua contribuição para a música brasileira será sempre lembrada e valorizada.

“Éramos as quatro irmãs grudadas na mãe, e cheias de sonhos, quase todos realizados, e garanto que não foi por pura sorte. Tenho orgulho do nosso talento nato”, escreveu ela.

< Vítimas inocentam jovem acusado de roubo por foto em Niterói Homem é preso acusado de mandar matar uma jovem em Niterói <